O ventilador industrial é um equipamento muito utilizado em fábricas, galpões e armazéns.
Afinal, compõe o sistema de ventilação desses locais, sendo responsável pela renovação do ar, remoção de gases, poeiras e outras partículas, além de gerar conforto no ambiente.
Diferente dos modelos de uso doméstico, costuma ser fabricado com características mais robustas e resistentes, fatores indispensáveis para o ambiente agressivo das indústrias.
A seguir, você vai entender detalhes sobre o ventilador industrial, como funciona, quais suas aplicações e os benefícios que pode trazer à sua empresa.
O Que é e Como Funciona Ventilador Industrial?
O ventilador industrial é um equipamento geralmente composto por um motor e hélices que giram em torno do mesmo eixo criando um fluxo contínuo de ar.
Assim, ajudam a ventilar e resfriar o ambiente, controlam a umidade e eliminam partículas nocivas à saúde e ao meio ambiente, oferecendo maior qualidade ao ar.
E, ao contrário dos exaustores – que puxam o ar contaminado – os ventiladores criam o movimento para frente, empurrando o calor, poeira e partículas.
Modelos de Ventilador Industrial
Existem diversos modelos de ventilador industrial.
E apesar de todos terem a mesma finalidade, alguns são mais ou menos indicados de acordo com as características do ambiente e necessidades da produção.
Veja quais são os principais:
- Ventilador Axial: na categoria de ventiladores axiais, é possível encontrar modelos com especificações diversas, como é o caso do de telhado, de parede, transportável e à prova de explosão, por exemplo. Esse tipo de equipamento movimenta o ar em linha reta e é ideal para grandes espaços, como galpões e fábricas.
- Ventilador Centrífugo: enquanto isso, o ventilador centrífugo gera maior pressão e é muito utilizado em processos industriais que necessitam de grande quantidade de ar para a secagem, resfriamento ou exaustão de gases.
Benefícios do Ventilador Industrial

Poucas pessoas sabem, mas o uso de um sistema adequado de ventilação nas fábricas, galpões e armazéns pode garantir até mesmo aumento da produtividade no local.
A seguir, você vai entender quais são os principais benefícios do ventilador industrial:
1. Remoção de Gases e Partículas Nocivas
Ao criarem um fluxo de ar contínuo, os ventiladores industriais empurram os gases e outras partículas para longe.
Assim, quando utilizado em conjunto com outros equipamentos, como os exaustores, podem garantir a qualidade do ar, mantendo-o mais agradável e limpo.
2. Conforto Térmico
Além dos gases e partículas, o ventilador industrial também pode dispersar massas de ar quente vindas de outros equipamentos ou até mesmo da região onde a empresa está instalada.
Assim, ao empurrar o calor, cria um ambiente mais fresco e agradável, garantindo conforto térmico no local.
3. Saúde e Bem-Estar de Trabalhadores
Imagine trabalhar o dia inteiro em um ambiente com o ar carregado e quente. Não há saúde que aguente, certo?
Então, como você pode imaginar, o fato do ventilador industrial dispersar poeiras, gases, partículas e calor gera um impacto direto no bem-estar e satisfação dos trabalhadores.
Assim, ajuda a evitar problemas como doenças ocupacionais e alta rotatividade na indústria.
4. Aumento da Produtividade
A satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho é um fator decisivo para o aumento da produtividade nas fábricas.
Porém, não é apenas nesse ponto que o ventilador industrial é benéfico.
Afinal, em muitos casos, são utilizados dentro do próprio processo de produção, com a finalidade de acelerar o resfriamento de produtos ou peças que acabaram de sair do forno.
Ou seja, dão mais agilidade às etapas produtivas, permitindo melhor aproveitamento dos ciclos.
5. Conservação de Máquinas e Outros Equipamentos
O calor e o acúmulo de partículas, especialmente em processos produtivos com substâncias químicas e corrosivas, são fatores decisivos para a deterioração precoce de máquinas e equipamentos que ficam no ambiente de trabalho.
Ou seja, podem gerar manutenções constantes e paradas inesperadas, comprometendo o fluxo de trabalho da fábrica.
Assim, o uso de ventiladores que afastem o calor e a poeira também podem auxiliar nesse ponto, aumentando a durabilidade e garantindo o funcionamento adequado dos equipamentos.
6. Cumprimento das Normas Regulamentadoras
Por fim, o uso de ventiladores é obrigatório em diversos segmentos industriais.
Afinal, existem normas regulamentadoras relacionadas à insalubridade no ambiente de trabalho, o que inclui a sua ventilação e climatização.
E, caso não sejam seguidas, a empresa pode sofrer multas, indenizações e, nos piores casos, interdição.
Então, agora que você já sabe tudo sobre ventilador industrial e como ele é importante para a indústria, chegou a hora de conhecer os modelos da Brasfaiber!
Além disso, oferecemos projetos personalizados para atender às demandas específicas da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe para solicitar mais informações.