Entenda como controlar o ambiente e reduzir os agentes que causam alergia
Para quem tem alergia, tarefas simples podem se transformar em desafios diários. Por isso, quem sofre com rinite alérgica ou asma precisa tomar um cuidado maior com a casa, para evitar alérgenos que podem causar uma crise ou piorar uma já em andamento.
Além disso, é necessário fazer uma limpeza correta e minuciosa da casa e evitar acumular itens. E, se possível, adquirir eletrodomésticos que facilitam a rotina, como comprar uma lava e seca, o que evita que suas roupas fiquem expostas ao tempo e peguem poeira.
Mantenha a casa bem ventilada
Deixe o ar circular na sua casa, abra as janelas e as portas, assim você permite a circulação cruzada do ar. Essa prática melhora a qualidade do ar e deixa o ambiente arejado, fresco e remove os alérgenos.
Higienize tapetes e cortinas com frequência
Limpar regularmente cortinas, tapetes e almofadas também ajuda a eliminar os agentes que causam alergia, deixando o ambiente limpo e agradável. A limpeza remove ácaros, poeira e outros detritos que vão se acumulando com o tempo. Isso melhora a qualidade do ar e reduz o quadro alérgico.
Em relação à frequência, capas de sofá e almofadas em casas com animais de estimação e crianças devem ser lavadas uma vez ao mês. Cortinas devem ser lavadas a cada três meses em grandes cidades, onde a poluição é maior, do contrário, a cada seis meses.
Os tapetes, por sua vez, precisam de uma atenção especial. Tapetes feitos de material pesado devem ser lavados semestralmente. Aqueles mais leves, que colocamos no banheiro, por exemplo, devem ser trocados e lavados quinzenalmente.
Use o umidificador de ar
O umidificador é um grande aliado para quem tem alergia. Ele ajuda a controlar a umidade do local, diminuir a dispersão dos agentes que causam alergia e reduz a irritação nas vias aéreas. Ele também alivia os sintomas de irritação na garganta, congestão nasal, além de melhorar a qualidade do ar.
Evite acúmulo de poeira
A poeira é o maior inimigo de quem tem alergia, como rinite. Isso requer manter uma rotina de limpeza consistente para evitar acúmulo de poeira. Isso inclui atividades como:
- limpar os móveis com pano úmido;
- aspirar o chão, sofá e tapetes;
- usar um aspirador com filtro HEPA;
- limpar as persianas;
- limpar a roupa de cama regularmente;
- usar um purificador de ar;
- evitar objetos como pelúcias, caixas, revistas e outros.
Use capas protetoras
Trocar as roupas de cama é importante, mas usar capas no colchão e no travesseiro também é necessário. Elas melhoram a alergia e o sono e aumentam a vida útil dos itens. Essas capas servem como uma barreira contra ácaros, poeira, bactérias e outros alérgenos.
Faça a limpeza regularmente
A limpeza da casa deve ser regular e eficiente. Crie uma rotina de limpeza com um cronograma, dessa forma, você se organiza melhor e mantém a casa longe da poeira. Alguns benefícios de limpar a casa regularmente são:
- melhora a qualidade do ar, reduzindo a probabilidade de uma crise alérgica;
- reduz a exposição a agentes que causam alergia;
- reduz o risco de bactérias e fungos;
- melhora a qualidade de vida.
A limpeza também precisa ser eficiente, ou seja, eliminar a poeira, a sujeira e os resíduos. Para isso, tire o pó das superfícies, lave o piso, limpe as janelas e desinfete pias, bancadas e maçanetas.
Remova o mofo
O mofo é um alérgeno que pode piorar, e muito, a alergia. Ele surge em locais mais úmidos, o ambiente perfeito para a proliferação. Por isso, fique atento aos locais úmidos da sua casa e, se identificar mofo em algum cômodo, limpe com uma solução de água sanitária diluída. Dependendo da situação, é necessário chamar um profissional.